top of page
  • Foto do escritorRosimar Souza

Comprei um imóvel junto com meu irmão e agora quero vender minha parte. É possível?

Comprei um imóvel junto com meu irmão e agora quero vender minha parte. É possível?

Você juntou dinheiro durante a vida toda para comprar o tão sonhado imóvel e quando surge a oportunidade de adquirir, não tem todo o dinheiro necessário. Então decide adquirir o imóvel junto com seu irmão.



Rose, é possível adquirir um imóvel no nome de duas pessoas?

Sim. É totalmente possível você adquirir um imóvel junto com uma ou mais pessoas. Portanto é muito comum irmãos adquirirem imóveis conjuntamente.

Com o passar do tempo fica inviável manter a sua parte referente ao imóvel e você decide se desfazer, entretanto, o bem em questão é indivisível.


E agora o que devo fazer?

Uma solução é tentar resolver a situação de maneira amigável e você pode tentar oferecer a sua quota parte a seu irmão.

Importante ressaltar que o condômino tem direito de preferência na compra da quota parte do outro e, caso não seja respeitado o direito de preferência, essa venda poderá ser anulada.


Uma maneira de resolver a situação também é através de uma escritura pública de extinção de condomínio. Mas, para tanto, todos os condôminos precisam estar de comum acordo.


Ah, mas um dos condôminos não quer resolver a situação de maneira amigável. O que devo fazer?


Nesse caso você poderá recorrer ao poder judiciário para ingressar com uma ação de extinção de condomínio. Contudo, na via judicial o imóvel poderá ser levado a leilão e leiloado com valores bem abaixo do preço de mercado.


Conclusão:


Podemos concluir que o melhor a ser feito é extinguir o condomínio de maneira amigável entre os irmãos, pois dessa maneira todos saem ganhando e não terá tanto desgaste emocional.

Caso essa informação tenha sido útil para você clique no coração e caso tenha alguma dúvida acerca do tema envie um e-mail para dra.rosimarsouza@gmail.com será um prazer conversar contigo.

Se quiser saber mais a respeito desses temas acesse nossas redes sociais instagram e no facebook.





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page